domingo, 17 de outubro de 2010

EFEITOS INVISÍVEIS DA DESOBEDIÊNCIA AO CÓDIGO FLORESTAL

Aparentemente o título acima proposto pode parecer não fazer sentido. Com ele pretendo chamar a atenção para o que não vemos e consequentemente não discutimos. Quando retiramos inadequadamene a cobertura vegetal do solo, portanto em desacordo com o Código Florestal, afetamos a vida e a biodiversidade às vezes muito longe de onde atuamos.
Explico com um exemplo: quando a água das chuvas atinge um solo desnudo e escorre sobre a superfície levando consigo partículas de diversos tamanhos (na escala do solo), a tendência é que as de maior tamanho fiquem pelo caminho em algum ponto (em geral distante da origem). Mas e as patículas tão pequenas que seguem dissolvidas na água, até onde podem chegar? Esta não é uma pergunta de resposta fácil, por complexo que é o universo químico enolvido.
De imediato uma constatação é certa: nunca mais um agricultor que perde uma molécula de nutriente desta forma vai tê-de volta, pois a chuva traz água limpa, o vapor que a forma não leva a tal molécula consigo.
As minúsculas partículas em suspensão na água que causou a erosão do solo podem levar anos seguidos para se depositarem novamente, isso se admitirmos que a tal porção de água vai permanecer em repouso absoluto. O que não acontece.
Um inocente litro de água que saiu de uma propriedade agrícola nesta condição segue por um curso d'água, vai dar em outro e, numa hipótese qualquer, para exemplicifar, vai dar num lago. Ocorre que aquele litro de água (suja) que lá chegou se junta a outros milhões ou bilhões de litros (também sujos). A água do lago estará então dotada de uma turbidez, que não é natural. Neste ponto o "bicho pega", pois águas com alta turbidez impedem a entrada de luz, provocando a queda da produção primária do ecossistema, afetando toda a cadeia alimentar.
Se aquele agricultor que não cuidou de manter a reserva legal nem a área de proteção permanente, também não adotou práticas de conservação (razões da perda de seu solo), ainda assim, teve um tempinho para pescar naquele lago e não pegou nadinha, poderá agora refletir sobre as possíveis razões.

Fico apenas neste post por ora. Vou explorar mais esta dimensão proximamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário